terça-feira, 30 de junho de 2009

Moção de Apoio de Mantovani engrossa ações para tornar obrigatória a exigência do diploma de Jornalista

Vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta segunda, 29, a Moção de Apoio do vereador Mantovani (PP), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Senador Antônio Carlos Valadares (PSB – SE) para tornar obrigatória a exigência do diploma de nível superior para o exercício da profissão de Jornalista.
A mesma será enviada para o presidente do Senado Federal, José Sarney e a todas as lideranças partidárias deste período Legislativo, ao Presidente da Câmara Federal de Deputados, Michel Temmer e aos líderes partidários da Câmara Federal.
De acordo com Mantovani, que repudia a ação do Supremo Tribunal Federal, esta situação abre um precedente que pode ser desastroso também para outras profissões. “A iniciativa do senador, que espera recolher 27 assinaturas necessárias para a aprovação da PEC no Congresso Nacional, é um ato justo e urgente para pôr fim a uma decisão muito criticada do STF de colocar fim ao diploma desse profissional”.
“Erechim, pólo da região do Alto Uruguai concentra um grande número de jornalistas diplomados, que realizam um excelente trabalho nas redações de jornais, sites, assessoria de imprensa e televisão. Entendemos que o Brasil não pode retroceder na questão da obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista”, destaca.
Mantovani garante ainda que, através desta proposta de Emenda à Constituição (PEC) e o apoio para sua aprovação na Câmara dos Deputados, está se garantindo a qualificação deste importante profissional, tornando a categoria muito mais forte e beneficiando a sociedade como um todo.
“Como vereador que acredita numa imprensa qualificada, responsável, competente e imparcial, e defensor dos jornalistas, não poderia ficar independente a proposta do Senador Valadares. Para quem crê que a não exigência do diploma significa mais liberdade de expressão está enganado. Precisamos mais do que nunca refletir sobre o que é ser jornalista; qual o papel que estes profissionais desempenham em nossa sociedade, quais suas atribuições e responsabilidades”.
“Somos sabedores que há muitos profissionais, e bons, trabalhando como jornalista sem ter diploma, mas isso não significa que devemos abolir o diploma. Falamos tanto em educação, em aprendizado e logo a profissão responsável por informar, esclarecer com responsabilidade tem que passar por essa situação. Isso está longe de ser democracia e muito menos liberdade de expressão”, argumenta.
Zé da Cruz (PMDB), também repudiou o que está acontecendo no Brasil com relação aos jornalistas, destacando que o Supremo Tribunal Federal só pode estar de brincadeira quando quer retirar do profissional na área de jornalismo o seu diploma, este conquistado com muito esforço, determinação e luta de cada estudante, pois nem todos tem pais que podem pagar seus estudos. “Extremamente louvável a Moção de Mantovani e tem meu total apoio nesta luta, Temos que tomar cuidado, senão de agora em diante haverá outras profissões que irão sucumbir e muita gente irá dormir e acordar no outro dia achando que pode ser jornalista e outro profissional e sair por aí falando ou fazendo um monte de bobagem”, finaliza.

Nenhum comentário: