O vereador Mantovani (PP), presidiu na noite da última quarta-feira, a Audiência Pública que debateu com a comunidade e representantes da área de saúde pública, a Gripe A (H1N1) seus sintomas, cuidados e prevenção. Na oportunidade, a presença do Secretário Municipal de Saúde Plínio Costa Júnior, Marcos Moretto da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Martins Ayub.

Mantovani marcou a Audiência Pública após a primeira morte ocasionada pela doença no Brasil, de um erechinense que retornou de viagem a Argentina no dia 23 de junho último. O mesmo veio a falecer no Hospital São Vicente de Paula no município de Passo Fundo. Diante desta situação, o vereador destacou como imprescindível a realização da audiência, a fim de repassar informações sobre as ações que estão sendo feitas pelos órgãos de saúde para combater a doença.
Na abertura dos trabalhos, Mantovani destacou a ocasião como um ato de cidadania, momento em que se investiu algumas horas para debater um mal que está atingindo o mundo inteiro. Hoje, lembrou ele, são 77 mil casos já detectados em cerca de 120 países. No Brasil são 680 casos registrados. “Dados que merecem a nossa máxima atenção e debate, de ouvir informações de quem conhece o assunto de total interesse público. Uma ação que não tem nenhum interesse político, mas sim de prevenção e o engajamento de toda a sociedade e da Casa Legislativa”, garantiu aos presentes.
O vereador lamentou ainda que a primeira vítima da Gripe A (N1H1) tenha sido de Erechim, para tanto a importância dos esclarecimentos para vencer a doença. “Ainda existem várias dúvidas no Brasil, e é para isto que servem debates como este”.
Marcos Moretto, por sua vez, detalhou todos os trabalhos executados pela Coordenadoria desde que a doença foi detectada no município de Erechim. Parabenizou a iniciativa do vereador ressaltando que saúde pública não se faz somente de bons técnicos, mas de informações e prevenção. Da participação de todos neste processo.
Também apresentou as atribuições da Coordenadoria Regional de Saúde e as ações que se dão na supervisão junto aos municípios. “Um conjunto de atribuições das regionais que detalhou as ações de saúde pública realizadas junto aos municípios da região do Alto Uruguai”.
No Brasil, alertou Moretto, são 50 casos por dia, oportunidade em que lembrou outro caso da doença no município de Getúlio Vargas e as ações que foram adotadas a partir de então. “A doença vai aumentar progressivamente, daí vem a necessidade de barreiras preventivas a serem adotadas e o Brasil está fazendo muito bem o seu papel para enfrentar esta situação, contrário de outros países”, lamentou.
Já o secretário Plínio Costa destacou como boa a idéia de esclarecer a comunidade através de uma Audiência Pública. “Este é um problema da comunidade em geral, um momento para respeitar e adotar as ações que serão desenvolvidas no controle da doença. Temos protocolos a cumprir em uma situação como esta. Obrigações que são mantidas desde o primeiro dia”.
Plínio apenas lamentou que alguns procedimentos não foram cumpridos por parte dos familiares, em especial no uso das máscaras, o que ocasionou o aumento do número de pessoas que ficaram em monitoramento por parte dos órgãos de saúde do município. “Esta é uma campanha que tem que ter a sua continuidade, pois é um resultado da globalização, pois cada vez mais as pessoas vem e vão de um lugar para o outro, o que propicia esta propagação. A responsabilidade da vida e da saúde das pessoas é de cada um”.
Fechando as manifestações, Rafael alertou para os procedimentos e cuidados que todos devem passar a adotar, em especial na higiene pessoal que passa a ser de grande importância neste momento. Em Erechim, conforme ele, são 11 casos, sendo 02 por análise laboratorial e 09 por vínculo epidemiológico. Entre os contatos monitorados e em isolamento, são 35 os contatos iniciais e 20 os monitorados no último dia 01 deste mês.
Depois das explanações e respostas das perguntas, Mantovani finalizou os trabalhos destacando que a Câmara Municipal está aliada em todas as ações de esclarecimento à população. “Vamos, todos juntos, vencer o mal que tem tirado o sono de muita gente na população mundial”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário