segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Redução de IPI de material da construção em 2010

O governo pretende estender por todo o ano de 2010 a redução do IPI de material de construção. O anúncio será feito, no entanto, só no fim do ano porque a medida vigora até dezembro. O governo avalia que a medida ajudou a estimular a construção civil neste período de enfrentamento da crise financeira internacional e deve ser mantida para ajudar também o programa “Minha casa, minha vida” de construção de moradias.

A preocupação do governo com a queda de arrecadação neste ano não impediria a prorrogação do benefício do ano que vem porque, pelas análises feitas na área econômica, a arrecadação caiu porque mais de cinco mil empresas optaram pelo “planejamento tributário” - ou seja, pagam pelo lucro presumido e acerta o restante após um ano. Portanto, nas contas do governo, em março ou setembro do ano que vem, tudo o que não foi recolhido de impostos este ano vai entrar no caixa do governo.
Neste ano, 30 materiais de construção tiveram o IPI reduzido o que permitiu uma redução de 5% a 8,5% para o consumidor. Agora, este benefício deve ser prorrogado durante o ano eleitoral.
O governo pretende prorrogar, também, a redução do IPI da chamada linha branca - fogão, geladeira e máquina de lavar. Neste caso, no entanto, a prorrogação pode ocorrer em alíquota intermediária - entre o que era cobrado e a redução que foi feita - e apenas até dezembro deste ano. Isso deve proporcionar o Natal na máquina de lavar, da geladeira ou do fogão.
Fonte: G1

Nenhum comentário: