quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Presidente da Câmara destaca que muitas pessoas contribuíram para o sucesso da Festa di Bacco


Dentro da programação da Festa di Bacco 2010, foi realizada na tarde desta quarta-feira (13), a abertura oficial da safra da uva. O evento ocorreu na propriedade da família Bandiera na comunidade de São Braz, e contou com a presença de autoridades, produtores, parceiros e imprensa. A Câmara de Vereadores de Erechim esteve representada no evento pelo seu presidente José Rodolfo Mantovani (PP), pelos vereadores Lucas Farina (PT) e Vania Miolla (PPS), e pelo Assessor Parlamentar Zilmar Fardo (PTB).
Em Erechim cerca de 50 agricultores tem na produção da uva a fonte de renda da família e outros 200 produzem a fruta para consumo. De acordo com dados do Escritório Municipal da EMATER/RS, os parreirais ocupam 190 hectares e a previsão é que sejam produzidos nesta safra 1.800kg de uva.
Na oportunidade Mantovani salientou que a Festa di Bacco é um momento especial para o município e que muitas famílias do interior elegeram a vitivinicultura como fonte de renda e manutenção no campo. “Muitas famílias vivem da produção da uva ou tem dentro de sua economia e renda participação da vitivinicultura. A comercialização destas 1,8 toneladas da safra deste ano representa em torno de R$ 2.000,00 na economia do município, ou seja, é uma atividade importantíssima dentro do processo de manutenção do homem no campo, de sua qualidade de vida, e por conseqüência nós devemos prestigiar e fomentar esta atividade no município”.
O Presidente da Câmara de Vereadores destacou que muitos projetos voltados ao meio rural foram implantados e tiveram continuidade na Secretaria Municipal de Agricultura. “A questão da fruticultura como um todo vem recebendo atenção especial em nosso município. Quando fui secretário tivemos a oportunidade de proporcionar aos agricultores a implantação de pomares que hoje estão consolidados. São ações positivas que devem ser mantidas e ampliadas. Também desenvolvemos em conjunto com a URI, Emater, agricultores e a Escola de Cornelhano na Itália, um projeto que tem como objetivo implantar em nossa região parreirais experimentais, para identificar as variedades de uva que se aclimatem ao nosso município, para melhorar e aprimorar nossa produção de uva”.
Mantovani enfatizou que muitas pessoas contribuíram ao longo do tempo para a consolidação e sucesso da Festa di Bacco. “Esta festa nasceu de uma necessidade, isso foi se multiplicando, pessoas, entidades e parceiros foram se agregando ao projeto, os produtores aderiram à idéia, e o município como ente público fez a sua parte. São muitas as mão que passaram por este projeto, para que hoje nós pudéssemos estar aqui nesta bela propriedade da família Bandiera, fazendo a abertura de mais uma safra da uva. É preciso fazermos uma reflexão: Não se constrói um parede com apenas um tijolo, precisamos de cimento, areia, cal e outros tijolos. Então parabéns a todos que contribuíram para que nós tivéssemos este momento, indistintamente. Parabéns a todos que construíram ao longo destes nove anos esta forte e solida Festa di Bacco”.
Por: Keise Terribile (Assessor/Jornalista)

Nenhum comentário: