O presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), recebeu na manhã desta segunda, 08, acompanhado pela Diretora Geral da Casa, Maria Elisa Zordan Franceschi, o vice-presidente do Movimento dos Artistas Plásticos de Erechim (MAPE), arquiteto e artista plástico Luiz Fiori e a professora e escritora, presidente da ACLEAU, Ivanir Baldin, (Vaninha).
Na pauta da reunião, a possibilidade das entidades, juntamente com as demais que atuam em Erechim e região do Alto Uruguai, elaborarem um cronograma de atividades culturais, entre exposições, lançamento de obras, livros, poesias e outras manifestações que venham contemplar o espaço todos os meses do ano, atingindo desta forma o maior número de pessoas.
“O Espaço Cultural criado por esta Casa para ser mais uma referência e dar oportunidades a todos os artistas locais e de nossa região, vem se destacando ano após ano pelo número de exposições e pela diversidade de trabalhos expostos à visitação pública ao longo dos anos. Pelo local já estiveram quadros, fotografias, esculturas, trabalhos de cunho tradicionalista, artesanato em papéis, tecidos, argila, em pet, bolsas, brinquedos artesanais, em gesso, pintura abstrata, poemas e todos os trabalhos que expressam a arte de nosso povo”, lembra o vereador.
Mantovani ressalta ainda que muitos artistas tiveram o Espaço Cultural como primeira experiência para mostrarem seus trabalhos ao público em geral, o que serviu como estímulo para aprimorarem a sua arte. “Não foram poucas as obras expostas que tiveram uma boa comercialização e divulgação de seus autores”.
“Nosso Espaço Cultural, deste a sua criação, faz parte do roteiro de artistas e do próprio calendário de exposições do município, pois temos, além de um bom local, uma grande circulação de pessoas dos mais diferentes níveis culturais e econômicos, o que garante uma visitação ainda maior”.
Por sua vez, tanto Fiori, que representou o presidente Mario Ricardi, como Vaninha, se propuseram colocar o assunto em discussão com suas entidades e demais que atuam no município para que se possa, ao longo deste ano, ocupar o máximo possível o espaço, como também, através de outras entidades, fomentar exposições coletivas, valorizando artistas e a própria comunidade que ganha com a arte e a cultura.
Fonte: Assecom/Câmara
Um comentário:
Sou um jovem escritor erechinense, filiado a pouco na Associação de Cultura e Literatura de Erechim e Alto Uruguai. Gostaria de expor parte de minhas produções mais recentes no espaço cultural disponibilizado pela casa legislativa de Erechim.
Muito grato!
Postar um comentário