Entre as várias atividades que foram desenvolvidas pela Câmara Municipal de Vereadores para homenagear as mulheres no seu dia, comemorado em todo o mundo na última segunda, 08, o Espaço Cultural da Casa do Povo estará recebendo a comunidade local e regional para apreciar a Exposição de Fotografias que tem como tema “Mulheres, Momentos de Vida” até o final de março.
A exposição, organizada pela Direção Geral, juntamente com o Gabinete da Presidência, conta com mais de 50 fotografias pesquisadas junto ao Arquivo Histórico Municipal, que retratam mulheres que fizeram ou ainda fazem parte da história de nosso município. Um verdadeiro resgate que presta uma homenagem à classe feminina em todas as suas esferas, ou seja, na educação, da religiosidade, comércio, arte e cultura e beleza. Também retrata momentos ímpares que foram gravados para a eternidade através de passeios na praça, reuniões ou apenas encontro de amigas.
Na oportunidade, com a presença de mulheres convidadas, algumas presentes na exposição, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), lembrou a data como de grande comemoração em todo o mundo já que milhares de homenagens foram realizadas em todos os países.
“Uma data que tem na sua origem uma passagem triste na história da humanidade, fruto de uma manifestação violenta, mas que hoje nos coloca em reflexão sobre a atual situação da mulher na sociedade. Muitos noticiários retratam o 08 de março mais como vitimização do que buscar ações que venham melhorar a vida da mulher, pois muito se avançou em prol da classe feminina desde aquela data fatídica”, ressalta.
Mantovani destaca ainda que a exposição de fotografias mostra uma trajetória de vida das mulheres de nosso município, que deram parte de suas vidas em prol da sua comunidade, que ajudaram a transformar o que Erechim é hoje.
“Uma oportunidade de encontrar lembranças e ver o quanto era difícil ser mulher num passado não muito distante. A mulher é ainda muito vitimizada e explorada, mas mesmo assim cresceu nas suas conquistas e passa a ocupar vários espaços em todos os níveis sociais, profissionais e econômicos, muitas como chefe de casa, assumindo suas casas e filhos, fruto da irresponsabilidade de homens. É necessário que continuemos trabalhando para unirmos, cada vez mais, as duas partes”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário