quarta-feira, 17 de março de 2010

Sessão Solene aos 75 anos do Medianeira é proposta por Mantovani

Através de proposição do presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), aprovada por unanimidade em Plenário, durante a sessão desta segunda, 15, a Câmara Municipal de Vereadores estará realizando a Sessão Solene em comemoração aos 75 anos da Escola Marista Medianeira, a ser realizada no dia 24 de junho.
No último dia 09 de janeiro deste ano, a Escola Marista Medianeira completou seus 75 anos de atuação no cenário educativo de Erechim. Ao longo dos anos a presença Marista no município construiu uma trajetória de dedicação à formação de crianças e adolescentes, consolidando-se como referência em excelência acadêmica e formação humano-cristã.
A fundação da obra Marista em Erechim aconteceu no dia 09 de janeiro de 1935. Em decorrência dos inúmeros pedidos da população local e do pároco Benjamin Busatto, o provincial Irmão Adriano cedeu três irmãos para a abertura do Instituto Comercial Nossa Senhora Medianeira: Cláudio José, Leonel e Silvestre.
As aulas iniciaram no dia 07 de março daquele ano. A procura dos alunos foi tão numerosa que as vagas foram preenchidas em apenas um dia de matrículas, com os cursos Primário, Admissão e Comercial. Ainda neste ano, organizou-se o Apostolado da Oração e um centro da Juventude Católica na escola.
O prédio localizava-se na rua Ceará, esquina com Pedro Álvares Cabral, local onde hoje encontra-se o Bradesco. No verão de 1937 foi iniciada a construção do novo prédio com dois pavimentos, na rua Rio de Janeiro (atual Amintas Maciel), esquina com Pedro Álvares Cabral (atual Valentim Zambonato), onde funciona até hoje.
Em 1942 o Instituto obteve a oficialização para o funcionamento do Curso Ginasial. Em 53 o prédio foi remodelado e ampliado, sendo construído o terceiro pavimento. Neste ano funcionavam no local os cursos Primário, Admissão, Ginásio e Técnico em Contabilidade. No ano de 64, o Medianeira inaugurou o primeiro ginásio de esportes na Província Marista de Santa Maria e do município de Erechim. Já em 75 a escola de primeiro e segundo graus oferecia à comunidade os cursos de Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Contabilidade e Técnico em Contabilidade.
Mantovani lembra que ao longo dos anos a escola foi destaque na educação e na vida de diversas famílias em toda a região do Alto Uruguai, que confiavam seus filhos à escola.
Ao completar os 75 anos, sob a direção do Irmão Canísio Puhl, oferece vagas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e está localizada no coração da cidade, dispondo de espaço privilegiado de dez mil metros quadrados, sendo um centro de aprendizagem, vida e evangelização.
Atualmente a escola conta com ampla estrutura, oferecendo aos estudantes um ginásio poliesportivo, campo de Futebol 11, quadra esportiva externa, laboratórios, biblioteca, capela, salão de atos, salão de festas, parque infantil e sala de recursos audiovisuais.
A Escola Marista Medianeira pertence à Província Marista do RS, que mantém 21 escolas, sendo 20 no Rio Grande do Sul e uma em Brasília. Desse total, três escolas são gratuitas. Conjuntamente reúnem aproximadamente 18 mil alunos. A PUC/RS, com aproximadamente 30 mil alunos, também integra a rede.
“Após 75 anos de existência, a Escola Marista Medianeira permanece fiel na missão marista de educar para toda a vida, com uma filosofia voltada para a formação integral do cidadão, contribuindo para o despertar de valores”, finaliza Mantovani.

Nenhum comentário: