terça-feira, 6 de abril de 2010

Sessão Solene marca os 50 anos do MFC nesta quarta

Através da proposição do presidente do Poder Legislativo, vereador Mantovani (PP), a Câmara Municipal estará realizando nesta quarta, 07, a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Movimento Familiar Cristão no município de Erechim.
Mantovani, que será o orador da noite, destacou que a trajetória do MFC se prende a história da grande crise que passou no mundo, ou seja, a famílias após a Segunda Grande Guerra.
Na Europa, terminada a guerra, milhões de famílias não tiveram mais o retorno do esposo e pai, morto em combate. Além disso, muitos pais voltavam da guerra e os filhos os olhavam como estranhos, após seis ou sete anos de ausência. As mulheres, que haviam liderado as famílias na ausência do pai, não aceitavam se submeter à sua autoridade, agora que voltavam.
“Isto gerava muita angústia e desorientação. E, da crise, começaram a surgir movimentos de casais, muitas vezes animados por sacerdotes que começaram a se reunir em grupos para buscar saídas para seus problemas. No Uruguai, onde a secularização e o ateísmo estavam atingindo com força as famílias, o sacerdote Padre Pedro Rischars convidou alguns casais a formar uma equipe de reflexão. Esta foi semelhante ao MFC”, destaca.
No Brasil começou quase que simultaneamente em São Paulo e no Rio Grande do Sul por volta de 1956/57. Reconhecido pelos bispos como instrumento valioso de evangelização da família foi acolhido com entusiasmo por muitos.
Em 1960, o então casal presidente estadual Ned e Maria Smith enviou uma carta ao casal de Erechim Antônio e Renita Algayer que oficialmente criava o MFC em nossa cidade. Em abril de 61 com menos de um ano de atuação, promovia o primeiro curso para noivos. “Deste fizeram parte dezenas de pares de noivos que, posteriormente se engajaram no movimento, cujo excelente trabalho permanece até hoje, completando 50 anos de atuação em benefício de famílias em sua abrangência plena”.

Nenhum comentário: