quinta-feira, 13 de maio de 2010

Guarda Municipal: Mantovani diz que comunidade deve estar ciente do papel que a mesma desempenhará

Antecipando um dos pontos que serão colocados em pauta na Audiência Pública que acontece no próximo dia 18, às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores que debaterá a criação da Guarda Municipal de Erechim e suas atribuições, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), alerta para que a comunidade esteja realmente ciente do verdadeiro papel que a mesma irá desempenhar, como também os custos junto aos cofres públicos.
Mantovani adianta, desde já, que os custos para a manutenção da Guarda Municipal, somente no que se refere aos salários dos 44 servidores que serão contratados através de Concurso Público, ou por indicação do prefeito ficarão na casa dos R$ 1,2 milhão por ano, sem contar com as despesas adicionais para sua manutenção, armamento, combustível, viaturas, fardamento e outros gastos pertinentes a rotina de trabalho, algo em torno de R$ 2 milhões.
“A criação da GME é um tema que deve ser amplamente debatido com toda a nossa comunidade e as forças vivas que fazem parte de nossa sociedade. Há sim a necessidade que se explique minuciosamente quais serão as suas reais atribuições e o que não poderá, e nem será desta guarda o papel de polícia, ao contrário do que muitas pessoas estão achando ou esperando, conforme promessa de campanha no tema segurança pública”.
Para Mantovani, grande parte da população ainda não entendeu qual o papel da guarda, cabendo assim um maior esclarecimento através dos veículos de comunicação dentro dos programas da atual administração. “Isto daria a possibilidade de esclarecer a todos sobre o que é a Guarda Municipal, instruir com clareza e desmistificar o fato de que os 40 agentes que ora serão contratados, estarão de prontidão para resguardá-los nas mais diferentes situações, papel este desempenhado exclusivamente pelas Polícias já instituídas, como a Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros”.
“Este debate é oportuno ao Governo Municipal. Estamos fazendo nosso papel, pois logo ali na frente isto poderá investir-se contra o próprio sistema que o criou quando o cidadão tiver sua casa ou automóvel furtado e, ao buscar a Guarda Municipal, não terá assistência. Estamos prestando um trabalho positivo, pois este é o nosso papel como legisladores e representantes de nossa comunidade”, finaliza.

Nenhum comentário: