sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mantovani destaca trajetória de sucesso da Escola Marista Medianeira

A noite de quinta-feira (24) foi marcada por homenagens e muita emoção, durante a Sessão Solene em comemoração aos 75 anos da Escola Marista Medianeira de Erechim, proposta pelo Presidente do Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), que também foi o orador oficial do evento.
Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado por autoridades, convidados, direção, pais e alunos da Escola Marista Medianeira, Mantovani iniciou seu discurso destacando a trajetória do padre Marcelino Champagnat, fundador da instituição marista. “Champagnat era um homem singular, diferenciado, de idéias educacionais avançadas para seu tempo, e demonstrava ser um extraordinário educador da juventude. Sua proposta educativa esta presente no dia-a-dia da Escola Marista Medianeira, no cultivo de valores, na cultura da solidariedade, na crença de que todo ser humano tem potencial para aprender, e na excelência acadêmica, que convergem para a formação integral das e crianças e dos jovens.”
Ao narrar à trajetória histórica da instituição o vereador disse que no dia 09 de janeiro de 2010, a Escola Marista Medianeira completou 75 anos de atuação no cenário educativo de Erechim. “Ao longo dos anos a presença Marista no município construiu com dedicação uma trajetória voltada à formação educacional, consolidando-se como referência em excelência acadêmica e formação humano-cristã. Ao completar 75 anos, a escola, sob a direção do Irmão Canísio Puhl e da Vice-Diretora Idília Taglietti, oferece vagas de educação infantil e ensino fundamental, dispondo de um espaço privilegiado no coração da cidade, proporcionando aos alunos, pais, visitantes, professores e funcionários, comodidade e bem estar para o desempenho de suas atribuições.”
Mantovani enfatizou que na Escola Marista Medianeira os alunos são acompanhados, segundo suas necessidades, num ambiente estimulador e fraterno. “Esse clima proporciona ao aluno condições para o desenvolvimento de sua autonomia, de suas capacidades cognitivas, de sua abertura para o transcendente, bem como, para o exercício consciente da cidadania. Após 75 anos de existência, a escola permanece fiel na missão Marista de educar para toda a vida, com uma filosofia voltada para a formação integral do cidadão, contribuindo para o despertar de valores.”
Encerrando seu pronunciamento o Presidente do Legislativo, destacou que numa sociedade de coisas efêmeras, existir durante 75 anos, é algo admirável, e a Escola Marista Medianeira, atingiu esta marca pela qualidade da sua pedagogia, criada por Marcelino Champagnat. “Irmãos Maristas e colaboradores. Continuem oferecendo aos educandos, a exemplo do Padre Champagnat, o que há de melhor em educação e ensino. Investindo permanentemente na capacitação dos educadores, na atualização das ferramentas didáticas, e na renovação das metodologias. Primando por um ambiente educativo, saudável, respeitoso e favorável à construção, fomento e disseminação do conhecimento, e principalmente, buscando formar seres humanos éticos, comprometidos com a transformação do mundo.”
Durante a sessão foram homenageados com a entrega de Menção Honrosa, os irmãos Inácio Nestor Etges, Canísio Puhl, Celso Salet, Roque Salet, Waldomiro Bettoni, e as professoras Idilia Miozzo Taglietti e Mirtes Cecilia Tagliari, em reconhecimento pelos serviços prestados à educação de nosso município. Na oportunidade Mantovani lembrou as palavras de Champagnat, destacando que educar a criança é, antes de tudo, ter-lhe amor e conquistar-lhe a confiança. “Essa é a premissa para avaliar suas potencialidades, para ajudá-la a se conhecer, para revelar-lhe o que é, e, sobretudo, o que pode e deve ser.”
Finalizando a solenidade os alunos da escola encantaram a todos com uma bela apresentação, que emocionou a todos os presentes.

Nenhum comentário: