A comunidade de Erechim e região do Alto Uruguai, em especial historiadores e alunos de todas as escolas têm, desde ontem, 02, a grande oportunidade de ver de perto como se vestiam os gaúchos no século 18 junto ao Espaço Cultural da Câmara Municipal de Vereadores.
São oito manequins que vieram do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – Museu de Folclore do Rio Grande do Sul, que retrata a Mostra Didática de Indumentária do Ciclo Farroupilha entre os anos de 1835 a 1845.
Nesta exposição a comunidade pode ver de perto os trajes do Estanceiro Farroupilha, Traje Feminino e masculino de cidade, a típica mulher gaúcha, Soldado Farroupilha, Cavalaria Auxiliar e Infantaria Auxiliar.
A exposição está dentro das programações do Acampamento Farroupilha, lançado oficialmente na última semana e que terá sua programação maior de 10 a 20 de setembro no Seminário Nossa Senhora de Fátima.
Para os organizadores do evento, esta é uma oportunidade ímpar para que se possa ver as roupas e utensílios gaúchos nos mais ricos detalhes, visualizando como era na época da Revolução Farroupilha, desde as roupas típicas, botas, palas, casacos, porta pólvora, cantil de água, bornal, cartolas e chapéus.
Durante a exposição haverá o acompanhamento de pessoas ligadas à 19ª RT que estarão repassando aos visitantes os fatos históricos que marcaram o Rio Grande do Sul dentro da Revolução Farroupilha. O horário de visitação é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. A exposição fica em Erechim até a sexta, 06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário