Em recente comemoração dos 36 anos do 13º BPM, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), aproveitou a oportunidade para conversar com um dos mais renomados empresários do ramo de suínos do Rio Grande do Sul, Dirceu Fontana, do município de Charrua, sobre os rumos que o Estado está tendo através do trabalho de seus empresários, em especial da área agrícola. Fontana possui um criatório modelo no Brasil com mais de dois mil animais.
Na oportunidade, Mantovani destacou a ação pró-ativa de Fontana, que se tornou referência na suinocultura no País e uma influente liderança na região do Alto Uruguai. É um dos nomes de grande influência e trânsito nas mais altas lideranças políticas dentro e fora do Governo do Estado.
Por sua vez, destacando-se como um cidadão de seu tempo e participativo das inovações que são necessárias para que o seu município, região e Estado cresça, Fontana garantiu que hoje deve haver, através das lideranças, em especial no ramo rural, uma mudança de pensamento para que se estanque o alto índice de êxodo rural.
“Estamos vivendo novos tempos, onde a juventude quer buscar seu espaço, seja no meio rural ou nos grandes centros. Para tanto, há a necessidade urgente para que tenham o maior incentivo econômico e profissional, permaneçam no seu meio e formem suas famílias com as mesmas condições de um jovem urbano. Este é um processo que vem sendo discutido ano após ano, buscando alternativas viáveis e concretas para estancar a fuga do jovem do meio rural. Existe a possibilidade da reversão deste processo, mesmo que lenta, mas que deve ser iniciado o mais breve possível”.
Por fim, Mantovani ressaltou que as administrações municipais e Câmaras de Vereadores devem contribuir neste processo. Buscar mecanismos que reduzam o êxodo rural, mas é uma atitude que deve ser desenhada e desenvolvida por todas as forças vivas de cada município, sejam elas políticas e empresariais.
“Buscar na geração de novas frentes de trabalho e em especial no incentivo à educação, a manutenção do jovem em sua propriedade. Fazer com que ele tenha acesso às tecnologias proporcionadas nos dias de hoje, uma remuneração condigna de seu trabalho e a certeza de crescimento pessoal e profissional. Uma mudança, já com anos de atraso que deve ter a participação de todos os membros da família, pois ela é ainda o marco maior dentro de todas as propriedades da agricultura familiar do Alto Uruguai”.
Ainda na oportunidade, o filho de Dirceu Fontana, o comandante da Brigada Militar de Charrua e o presidente do Consepro daquele município, Vicente Daronch.

Nenhum comentário:
Postar um comentário