Mantovani, Francisco Franceschi e o secretário Walmir Badalotti na entrega da Menção Honrosa ao Sindilojas |
“As pessoas que vencem neste mundo procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”. Com esta citação de Bernard Shaw, jornalista e dramaturgo irlandês, Mantovani iniciou seu discurso ao Sindilojas que vem cumprindo desde a sua fundação, em 14 de outubro de 1960, uma função essencial no desenvolvimento de nossa cidade e região.
A entidade foi construída a partir da transformação da Associação Profissional do Comércio Varejista em Sindicato do Comércio Varejista. Ato ocorrido em Assembléia Geral Extraordinária convocada pelo então presidente, o ex-prefeito Jayme Luiz Lago nas dependências do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico.
“Jayme defendeu a transformação dessa Associação, falando sobre os benefícios que um sindicato da categoria traria para o município e ao comércio local. Também argumentou que para ter representatividade seria necessário obter o reconhecimento do Ministério do Trabalho através da Carta Sindical”.
Mantovani destacou ainda que, nascia naquele momento, fruto da visão de 17 comerciantes, o Sindicato do Comércio Varejista de Erechim. Eram eles Jayme Lago, Severino Roman, Luiz Berto, Antônio Busetto, Arno Schmaedeker, Arlindo Alegretti, Otto Muler, Adelino Osmol, Avelino Frainer, Vitório Mosele, Osvaldo Hachmann, Aldino Toniazzo, Arcângelo Bassi, Aurélio Tagliari, Sebastião Teixeira, Florindo Palma e Valter Meneguzzo.
“O Sindilojas acompanhou e muito contribuiu com o desenvolvimento de nosso município. Seus dirigentes e quadro social empenharam-se no desenvolvimento e modernização do comércio, e seu foco de serviços orientou-se e continua orientando-se em favor da comunidade”, destacou lembrando pessoas que ao longo destes 50 anos presidiram a instituição. Atualmente está na presidência Francisco José Franceschi com um mandato que se encerra em 2014, e como vices, Mario Antonio Zanardo, André Marcolin e Tadeu Mottin.
O Sindilojas tem como missão promover e desenvolver o comércio regional, interagindo com os agentes facilitadores, em harmonia com a sociedade e o meio ambiente na busca da modernidade e excelência do setor. “Através de um trabalho sério, respeitado e competente, o Sindicato tem como visão para a categoria, ser a liderança e referência de representatividade, produtos e serviços na região”, destaca Mantovani.
“Hoje, tendo como base territorial 25 municípios da região do Alto Uruguai também atua junto aos Poderes Públicos, nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal. Sua missão é a de promover e desenvolver o comércio regional, interagindo com os agentes facilitadores, em harmonia com a sociedade e o meio ambiente na busca da modernidade e excelência do setor. Tem como visão para a categoria ser liderança e referência de representatividade, produtos e serviços na região”.
Mantovani destacou ainda que o Sindilojas, além de trabalhar com o propósito de fomentar o empreendorismo e atuar fortemente pelas causas do setor empresarial e da sociedade em geral, trabalha em consonância com as ações e na defesa das grandes bandeiras do Sistema Fecomércio/RS que são a gestão pública eficaz, racionalização dos impostos, fortalecimento da representatividade, modernização na relação capital e trabalho, fomento ao empreendedorismo, formalização e longevidade das empresas.
O Sindilojas tem em sua base territorial centenas de associados, cerca de 70 dirigentes sindicais e possui uma rede em formação com mais de 64 líderes. “O Sindicato do Comércio Varejista é líder na representação comercial, primeira opção do comerciante em busca da competitividade, representação legal e efetiva da categoria, e mantém excelência em serviços”.
Em sua manifestação, Francisco Franceschi destacou o momento como de motivação e alegria, pois serviu para resgatar e valorizar os 50 anos do Sindilojas e o trabalho de todos aqueles que passaram pelo Sindicato. “Agradeço a homenagem recebida pelo Poder Legislativo realizada no dia em que se completa os 50 anos. O futuro agradecerá por este momento, pois imortaliza todos àqueles que construíram a sua história. Uma oportunidade de reconhecer o trabalho de Jayme Lago, o fundador do associativismo”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário