Um grande público lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Erechim, para conhecer a proposta e condições da CORSAN, para a renovação do contrato de prestação do serviço de abastecimento de água e esgoto sanitário no município.
De acordo com o vereador José Rodolfo Mantovani (PP), proponente da iniciativa, o encontro possibilitou a discussão e o contraponto. “A audiência pública trouxe ao debate o Diretor Presidente da CORSAN, Luiz Ariano Zaffalon, e técnicos da companhia, que esclareceram a comunidade e aos vereadores, pontos importantes sobre o assunto. Por tratar-se de matéria de interesse público, que irá repercutir diretamente na vida da comunidade, por vários anos, envolvendo milhões de reais, acreditamos que o Legislativo cumpriu com seu papel”.
Mantovani salienta que a água é vital para a comunidade. “Estamos acompanhando a questão e reiteramos nosso posicionamento de que não podemos correr o risco de deixarmos de ser dependentes de uma empresa pública, no caso a Corsan, para sermos reféns de uma empresa privada. Algumas concessões trouxeram transtornos à população, como por exemplo, a telefonia, eletricidade e rede ferroviária. A água é fundamental para a subsistência humana, e, portanto deve ter participação do Estado, até mesmo por questões estratégicas”.
Segundo o vereador a concessão precisa ser analisada com cautela, responsabilidade e serenidade. “É preciso que haja uma discussão exaustiva sobre o assunto, para que o município não fique numa situação pior do que esta, ou seja, sairmos da dependência de uma empresa pública, que por ser pública tem obrigações sociais inerentes a sua constituição, e passarmos a ser reféns de uma empresa privada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário