quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cidadania Italiana garante a Mantovani direito de votar na Itália

Em 2010 o vereador José Rodolfo Mantovani (PP), recebeu do Agente Consular da Itália Idarci Pavan, o passaporte de Cidadão Italiano, durante solenidade realizada no Centro Cultural 25 de Julho, em homenagem aos 135 Anos da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul.
Esta semana o vereador recebeu correspondência do governo italiano, notificando que desde 28 de janeiro de 2011, esta inscrito na lista eleitoral da Comune di Frisanco, província di Pordenone, tendo o direito de votar e ser votado. A província de Pordenone fica na região de Friuli-Venezia Giulia com cerca de 269.329 habitantes. Ela esta dividida em 51 comunas, entre elas Frisanco.
Mantovani destaca que este é um importante passo em relação a cidadania italiana, mas que vem acompanhado de responsabilidades. “Não se deve encarar a cidadania exclusivamente pelas vantagens, nem o passaporte europeu como um trunfo para o livre trânsito, na Europa ou no mundo. É muito importante ressaltar que a cidadania italiana, e por conseqüência de efeito, a cidadania européia, é um direito aos descendentes, sim, mas, todo direito vem acompanhado de deveres”.

Um comentário:

therê disse...

Parabéns Mantovani, agora a responsabilidade é ainda maior... rsrsrs
abraços
poetisa therê