O plenário completamente lotado e um debate de 2h45min sobre o trânsito em Erechim foi o cenário visto na Câmara Municipal na noite desta quinta-feira, 10, momento em que aconteceu audiência pública para discutir o tema, proposto pelo vereador José Rodolfo Mantovani (PP). Além do espaço para manifestação do proponente, da Secretaria Municipal de Trânsito, também se manifestaram representantes de entidades e muitas pessoas presentes. A audiência pública foi transmitia ao vivo pela TV Câmara, via internet.
A necessidade de que o trânsito tenha um projeto global e planejado, com a participação de profissionais da área e entidades afins, bem como a conscientização de pedestres e motoristas, dominou a maioria das intervenções. A ação do município foi apontada como necessária, porém existiram posições favoráveis e contrárias ao fechamento do contorno da Praça da Bandeira.
O vereador Mantovani presidiu a audiência pública, explicando os motivos que o levaram a requisitá-la. Ele explicou que o objetivo não foi gerar conflitos. Pelo contrário, encontrar um meio – termo para problemas de interesse da comunidade, como o trancamento da circulação no entorno da Praça da Bandeira. Ele justificou ter recebido muitas reclamações sobre a medida implantada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social. Apresentou o resultado de diversas enquetes realizadas pelos veículos de comunicação da cidade, registrando o descontentamento da maioria dos votantes.
O Secretário Décio Vicelli mostrou todas as obras e alterações realizadas no trânsito, que integram o Programa de Humanização do Trânsito. Conforme ele, as mudanças geraram redução de acidentes com lesões corporais na Praça da Bandeira e nos outros pontos modificados, apesar de ter aumentado em quase 6 mil o número de veículos trafegando em Erechim nos últimos dois anos. Vicelli ainda disse que as mudanças são passíveis de adequações, todas as sugestões serão ponderadas e analisadas.
Várias entidades participaram da audiência, além de CFCs, transporte escolar, agentes de trânsito, empresários, estudantes, arquitetos, engenheiros, secretários municipais, vereadores, Conselho Municipal de Trânsito e comunidade em geral.
Entidades Representativas:
O comandante dos Bombeiros, Capitão Alexandre Bittencourt, sugeriu a implantação de um semáforo inteligente na Praça da Bandeira, fechando a travessia nos horários de pico. Segundo ele, a modificação dificulta o acesso do socorro e da Brigada Militar ao Hospital Santa Terezinha. Apesar disso, considerou ser positiva a iniciativa de se procurar mudar o sistema atual, segundo ele, praticamente insustentável
O advogado Narcy Maldaner (OAB) defendeu uma ampla conscientização de pedestres e motoristas. Disse que o problema não pode ser simplificado simplesmente em “ser contra ou a favor, pelo sim ou não”. Luciano Gemelli, do Conselho Econômico da Catedral São José, afirmou que “com exceção da praça, todas as mudanças foram positivas”. O empresário sugeriu a contratação de mais agentes de trânsito para atuar no horário de pico ao invés do trancamento da travessia para a Avenida Uruguai que, dentre outras coisas, afirmou levar o cortejo fúnebre para as missas de corpo presente a fazer um trajeto maior pela Maurício Cardoso e Sete de Setembro.
A resolução do problema de trânsito de maneira mais ampla, mexendo em outras rótulas estratégicas, foi a sugestão do presidente do Sindilojas, José Francisco Franceschi. Ele também apresentou outras reivindicações dos empresários em relação à área central, como a fiscalização do horário de carga de descarga e o tráfego de veículos pesados.
Manifestação do público
Quando Mantovani abriu à manifestação dos presentes, falaram empresários trabalhadores, profissionais de várias áreas, como arquitetos e engenheiros urbanistas. As opiniões apresentadas dominantes foram de que profissionais que dominam o assunto sejam chamados para discutir as alterações e que alguma coisa precisa ser feita para melhorar o trânsito em Erechim.
Posições favoráveis e contrárias ao fechamento da Praça da Bandeira foram registradas, bem como sugestões para questão pontuais de problemas apontados em rótulas ou artérias de maior circulação. Exemplos de ações realizadas em outros municípios também foram sugeridas pelos presentes.
Projeto Alternativo
Um projeto alternativo para modificação no trânsito local foi apresentado pela empresa Ômega e Planejamento Ltda, representada pelo diretor Marco Geib. Dentre outras alterações em rótulas e artérias, propõe a redução dos canteiros da Avenida Sete de Setembro e Maurício Cardoso e o largos modificados no entorno da Praça da Bandeira, ampliando o espaço de circulação.
Denominado “Todos os caminhos conduzem à Praça da Bandeira”, projeto segue o princípio de não descaracterizar o traçado original feito por Torres Gonçalves. O custo estimado para sua execução é de R$ 606 mil, com verba oriunda tanto do município, como do Estado e da União. Para Geib, não se resolve problema de trânsito fechando rua, porém ampliando-se espaços para o trânsito veicular. Entende que “não adianta se criticar sem apresentar alguma alternativa”.
Mantovani explicou que o projeto alternativo foi apresentado em seu gabinete e requisitado a sua apresentação durante a audiência pública. Ele avaliou o encontro como muito positivo e estimulou que as pessoas exerçam mais a sua cidadania, se fazendo presente nos espaços onde se dão os debates sobre questões do município que afetam a vida de todos. “Parece-nos que audiência pública cumpriu o objetivo proposto”, disse, ao encerrar o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário