Vereadores aprovaram na Sessão Ordinária desta segunda, 11, o Projeto Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Zé da Cruz (PMDB) e José Rodolfo Mantovani (PP), que irá outorgar, em data a ser definida pela Mesa Diretora, Cláudio Mello Silveira com o Título de Cidadão Erechinense.
Cláudio Mello Silveira nasceu em 30 de novembro de 1933, segundo filho de Morena Mello Silveira e Fidêncio Silveira, que tiveram mais três filhos, João, Carlos e Paulo. Casou-se em 1956 com Jamile Nedeff Silveira e desta união tiveram um filho, Luiz Alberto Nedeff Silveira.
De acordo com os autores da proposição, a vida profissional de Cláudio iniciou na adolescência, quando ajudava o irmão mais velho, João a entregar leite nas residências. Após trabalhou na agência da Varig e como balconista nas Lojas Pernambucanas na cidade de Carazinho.
Mais tarde assumiu o cargo público de tesoureiro do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários em Carazinho. No ano de 1956 foi transferido para Pelotas e em 1967 veio a estabelecer-se em Erechim, onde fixou residência e escolheu a cidade para continuar seus projetos em prol da comunidade local e onde reside até hoje.
No decorrer de sua vida pública assumiu o cargo de fiscal do INPS e, em 1992 aposentou-se com este cargo. Após a sua aposentadoria dedicou todo o seu tempo, seu conhecimento e sua experiência à APAE de Erechim, doando carinho e dedicação às pessoas com necessidades especiais.
No ano de 1997 e 1998 foi Diretor Jurídico da APAE e presidente da entidade nos anos de 1999 a 2004. De 2005 a 2010 foi Diretor Financeiro e Administrador, onde voluntariamente desempenhou vários trabalhos, como a construção do novo prédio com salas de AVD, informática, sala de reuniões, sanitários, depósitos, construção esta com recursos do Poder Judiciário.
Conquistou parceria do MEC, possibilitando aquisição de laboratório de informática e treinamento de profissionais. Com o apoio do Poder Público Municipal foi realizado a primeira etapa com a construção da área coberta do ginásio de esportes.
“Cláudio não parou por aí, participou e liderou a construção de sala anexa ao setor de equoterapia, fechamento do pátio da escola e construção de calçadas e calçamento, criou projetos e parcerias que equilibraram a gestão financeira e de recursos humanos, aquisição de veículos Kombi e Saveiro. Recebeu do Grupo Unetral e doação de um ônibus, fez inúmeras reformas na estrutura física e adequação na cozinha, sala das mães e setor odontológico, contribuiu na construção de vários sanitários com adaptações e na conclusão do ginásio de esportes, onde foi homenageado o Diretor Financeiro e sócio colaborador, Almiro Santolin.
“A dedicação pela APAE resultou em trabalhos na área de atuação, onde com muita dedicação e seriedade fez alterações estatutárias, reorganizou o setor financeiro por se encontrar em situação deficitária, reobtenção do Certificado da Entidade de Fins Filantrópicos, adquiriu o sistema de segurança contra roubo e incêndio, fez seguros de prédios e veículos e trabalhou incansavelmente para a implantação do Projeto da APAE Energia, sendo criados colaboradores com opção de contribuírem pela conta da luz. Também implantou no centro de nosso município a secretaria administrativa da APAE, entre outras obras e projetos para a melhoria desta entidade”, destacam os vereadores autores.
Com a administração da APAE enfrentou crise no repasse de recursos Federais ano de 2003, com trabalho árduo, em 2004 conseguiu o reequilíbrio financeiro. “Cláudio é incansável, pois também adquiriu a viabilização do convênio com o SUS, com ampliação de metas, recursos materiais e nova equipe de trabalho, com médicos, terapeuta ocupacional, além dos demais funcionários do quadro. Ao longo de sua vida dedicou parte de seu tempo àqueles que precisavam ser agraciados com ele. Transformara seu tempo na dedicação as pessoas especiais, tornando o ambiente que elas passariam a maior parte de suas vidas em um ambiente familiar e digno para se viver, pois acredita que o verdadeiro amor tem que ser dado sem pedir nada em troca, e a sua maior recompensa é ver o sorriso no rosto das crianças”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário