quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TCE irá analisar aluguel de impressoras para a Prefeitura de Erechim

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) determinou inspeção especial na Prefeitura de Erechim para analisar a locação de impressoras. De acordo com a Supervisão de Auditoria Municipal (SAM), foram constatadas irregularidades na contratação do serviço realizada através de pregão presencial em 2009. Sugere também a expedição de medida cautelar para evitar danos ao erário.
No decorrer deste ano o vereador José Rodolfo Mantovani (PP) analisou o contrato que ainda esta em vigor e solicitou informações referentes ao memorando 111/2009, emitido pelo Controle Interno da Prefeitura de Erechim, que recomendava, entre outras ações, que o Governo de Oportunidades reavaliasse o contrato, pois havia indícios que o mesmo era desnecessário e antieconômico. “Há dois anos o Controle Interno já alertava o Prefeito Municipal e o Secretário de Administração da gravidade da situação. Agora o TCE/RS determinou a inspeção especial para analisar a locação das impressoras”.
Apenas uma empresa participou do pregão presencial, que inicialmente contratou o total de 138 impressoras. O contrato obriga o município a pagar uma quantidade mínima de impressões mensalmente, independente de serem impressas ou não, e que até o final deste ano poderá chegar ao valor de R$ 1 milhão de reais, que serão pagos pela população erechinense. “No Contrato Administrativo 568/2009 a prefeitura alegou que a terceirização buscava melhor qualidade e principalmente menos custos ao município. Analisamos os números e ficamos preocupados”. 
Segundo o vereador algumas questões chamam a atenção, como por exemplo, porque impressoras coloridas foram instaladas em setores que tem maioria de cópias em preto e branco. “A prefeitura estaria pagando como se todas estas impressões fossem coloridas, com valores muito superiores aos da cópia em preto e branco? Devido ao contrato, diversas impressoras boas, pagas com recursos públicos, foram substituídas por impressoras locadas a um custo operacional muito superior”.
Mantovani enfatiza que a Câmara de Vereadores detém hoje um contrato semelhante, sem obrigação de cota mínima de impressão a um custo de R$ 0,11 por cópia, indiferente de ser preto e branco ou colorida. No contrato da prefeitura o valor pago por cópia colorida é de R$ 0,61, valor muito superior ao contratado pelo Poder Legislativo. “Estou convencido que o contrato feito pela prefeitura não atende a princípios básicos da administração pública. O gestor tem o dever da eficiência na administração dos bens, patrimônio e recursos, e o dever da probidade, que veda a prática de atos que tragam prejuízo ao interesse público. Porque tanta diferença entre os contratos? Esta situação precisa ser explicada”.
Por conta deste contrato a prefeitura de Erechim já desembolsou R$772.247,83. Foram pagos a empresa R$65.067,00 no ano de 2009, R$324.766,58 em 2010 e R$382.410,99 até novembro de 2011. “Este recurso poderia ter sido investidos em obras e serviços que realmente beneficiassem a comunidade erechinense”.

9 comentários:

Pedro Smaniotto disse...

Realmente é uma vergonha o que esta ocorrendo em nossa cidade. Quase todos os dias tem aparecido para o conhecimento da população alguma coisa envolvendo despesas que não são necessárias desperdiçando o nosso dinheiro. A nota publicada na imprensa pela empresa deixa muito a desejar e até faz ameaça de processar o vereador Mantovani. Quero ver agora com a noticia acima como esta empresa vai se manifestar. Continue assim amigo Mantovani. Tu és vereador eleito para cuidar, principalmente, do desperdiço de dinheiro público.

Anônimo disse...

E ABSURDO EM CIMA DE ABSURDO, QUE 2012 O POVO TENHA CONSIENCIA DA BESTEIRA QUE FEZ E EXPULSEM A TURMA DAS OPURTUNIDADES DA NOSSA PREFEITURA. PARABENS VEREADOR CONTINUE ATUANTE.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha, só falta saber quem é a prestadora destes serviços

Anônimo disse...

Deveria citar o nome da empresa e fazer devolver o dinheiro, 100 vezes o valor cobrado, a lei não diz isto? MAS TODO ERECHINENSE JÁ SABE QUE É ESTA EMPRESA.

Anônimo disse...

É um absurdo o valor pago, pois são cerca de R$ 35.000,00 reais mensais para as impressões da Prefeitura.
Com certeza deve existir algo de errado. Porque será que apenas uma empresa participou do pregão? Será que o edital do processo licitatório não foi direcionado a esta empresa apenas?

Anônimo disse...

Essa eh a ponta do iceberg...

Anônimo disse...

Mais um anônimo diz...
A politica brasileira é tão negativa e insensata, que a maior dos politicos pensa somente em si próprio, não ao que o elegeu. Começa pelo superfaturamento em obras e encerra perseguindo o aposentado, que graças a ele, o país cresceu e muito, mas sem ser ressarcido dignamente. Parabens aos denunciantes, e um deles parece saber o que faz "Mantovani".

Anônimo disse...

É uma vergonha essa Administração de Paulo Polis. Ele enriquece cada vez mais e seus parceiros também como essa empresa de aluguel de impressoras que todos sabem de quem se trata. Parabens vereador Mantovani continue a denunciar esses desmandos.O povo erechinense precisa saber disso para na próxima eleição tirar essa gente que debocha desse povo trabalhador e pagador de impostos.

Anônimo disse...

concerteza todo mundo sabe de quem é a empresa, por "coincidência" de um amigo do prefeito.

que fornece para prefeitura não só a manutenção de impressoras, mas também toda a parte de comunicação visual. pois ele tem outra empresa neste ramo.

espero que isso termine como o caso da cartass.
parabéns Mantovani. continue assim.