A Câmara de Vereadores de Erechim aprovou por unanimidade na noite de segunda-feira (09), dois pedidos de providência encaminhados pelo vereador José Rodolfo Mantovani (PP), relacionados à situação precária de algumas bocas de lobo da cidade.
O primeiro diz respeito ao bueiro que se encontra na esquina das Ruas Amintas Maciel com Jacinto Godoy. Segundo moradores além do cheiro de esgoto, é comum avistar ratos e baratas no local. “Tal situação causa transtornos e risco à saúde da comunidade. O mato tomou conta do local, bloqueando a passagem da água pluvial, e facilitando a proliferação de ratos, baratas e mosquitos”, enfatiza o parlamentar.
Situação precária coloca em risco pedestres na Av. 15 de Novembro |
O segundo é referente à boca de lobo da esquina da Av. 15 de Novembro com Distrito Federal. Neste caso, segundo Mantovani, a reclamação da comunidade é que o local oferece risco aos transeuntes devido ao estado precário em que se encontra. “Parte da tampa esta quebrada, e as barras de ferro instaladas na via estão tortas e desgastadas, sendo um risco eminente aos pedestres, principalmente idosos e crianças que passam pelo local. Além disso, os moradores são obrigados a conviver diariamente com o mau cheiro.” 
Para Mantovani, problemas como este são de fácil solução, pois o município possui material adequado, composto de grelha, sifão e estrutura metálica para instalar nas bocas de lobo. “A prefeitura possui mão de obra qualificada e material para resolver o problema. Por este motivo estamos solicitando, a instalação de sistema igual ao implantado no ponto de taxi localizado no canteiro central, da primeira quadra, da Av. Maurício Cardoso. Além de acabar com o cheiro desagradável, o sistema moderno impede a saída de ratos, mosquitos e baratas, e bloqueia a entrada de garrafas pet, lixo e outros materiais que acabavam por entupir o bueiro.”
Instalação de grelha e sifão pode diminuir quantidade de lixo em bueiros |
De acordo com o vereador, a utilização deste sistema moderno poderia diminuir consideravelmente a quantidade de lixo recolhido dentro dos bueiros. “Segundo matéria publicada esta semana nos jornais e rádios locais, a secretaria municipal de obras recolhe mais de 15 toneladas de lixo por mês em locais impróprios. Grande parte deste lixo composto por garrafas pet, plástico, sacolas e copos descartáveis, são retirados de dentro das bocas de lobo, que ficam entupidas prejudicando a vazão da água e ocasionando alagamentos. A utilização do sistema de grelha e sifão, iria diminuir consideravelmente a quantidade alarmante de lixo que entope os bueiros da cidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário