A senadora Ana Amélia (PP-RS) garantiu apoio às reivindicações apresentadas pelo presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Elton Weber, para enfrentar a grave situação enfrentada pelos produtores gaúchos que tiveram enormes prejuízos em função da seca no Estado. O encontro que contou com a presença de lideranças dos sindicatos rurais de várias regiões do RS aconteceu na tarde de terça-feira (29), em Brasília.
Conforme informou Elton Weber, 75% dos municípios gaúchos estão em situação de emergência devido a estiagem. A falta de chuvas que segue atingindo o Estado está comprometendo, inclusive, o abastecimento de água para o consumo humano, bem como a implantação das culturas de inverno e pastagens.
Dados da Conab, acrescentou o presidente da Fetag-RS, apontam perdas de 31,2% no feijão, 13,1% no arroz, 39,8% no milho e 43,8% na soja, totalizando uma redução de 7,09 milhões de toneladas de grãos na safra 2011/2012, se comparada com a safra anterior. A situação tem gerado uma perda de bilhões de reais na economia gaúcha e comprometido a renda dos agricultores gaúchos, observou Elton Weber.
O presidente solicitou apoio da parlamentar gaúcha em relação aos pedidos que foram apresentados pela entidade ao governo federal em janeiro, ainda sem resposta. Entre eles, uma linha de crédito emergencial no valor de R$ 10 mil, com bônus de adimplência de 50%, voltado para manutenção familiar e investimentos em infraestrutura de irrigação e armazenamento de água; bônus de adimplência de 50% para pagamento do custeio pecuário vincendo em 2012; e prorrogação do pagamento da parcela de R$ 500,00 do crédito emergencial, com vencimento programado para este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário