
O grupo intitulado “Erechinenses, em respeito ao seu patrimônio cultural”, encaminhou correspondência a Mantovani, relatando um fato que os indignou. A manifestação solicitava o apoio, para que uma tela em óleo, que retrata o Castelinho, símbolo de nosso município, executada pelo artista espanhol, radicado em Erechim, Ricardo Medina, que foi doada ao município em cerimônia pública, retorna-se ao seu lugar de destaque no patamar da escada que dá acesso ao gabinete do prefeito. Além desta obra, o artista doou ao município outra tela, da antiga Igreja Matriz São José, que segundo consta, deve estar no prédio do Castelinho. Com certeza a pintura das obras deve ter exigido dezenas de horas de dedicação do artista.
De acordo com Mantovani o que indignou o grupo Erechinenses, em respeito ao seu patrimônio cultural, composto por apreciadores da arte, é que o nosso símbolo maior foi substituído por uma enorme foto do GRENAL. “Antes de me manifestar sobre este assunto, fui conferir a veracidade dos fatos, aqui na Prefeitura Municipal e também no Castelinho. E de fato a pintura foi substituída pela fotografia. Ao final de minha manifestação, vou repassar esta correspondência ao Líder do Governo, para que faça com que esta reivindicação chegue ao poder executivo, pois como podemos constatar no trecho a seguir, os amantes da arte e da cultura sentiram-se ofendidos com o que ocorreu. A correspondência encerra da seguinte forma... - Não podemos nos calar diante de tamanha desconsideração. Não cremos que, com todo o respeito, uma foto do Grêmio e do Internacional, mesmo que no Colosso da Lagoa, nos represente mais que a pintura do símbolo de nosso município, o Castelinho. Feita nossa manifestação, pedimos seu apoio, para que a tela volte ao seu local, em respeito ao doador, e todos os Erechinenses”.
Mantovani encerrou enfatizando que as considerações foram feitas para que se tenha cuidado, com nosso patrimônio cultural, em especial aos símbolos de nosso município, e a valorização dos artistas e apreciadores da cultura nas mais variadas áreas.
Um comentário:
Olá Mantovani
Sou cidadão erechinense e estava olhando seu blog.
Tenho uma dúvida, não tem muito a ver com o post mas é algo que eu gostaria de saber, já tentei entrar em contato com dois colegas seus Demoliner, e Vania mas não tive retorno...
É verdade que existe uma lei que não pode se construir nenhum estabelecimento comercial em erechim com mais de 10000 m²?
Dizem que é para não existir nenhum mercado ou loja maior que o Master Sonda. Por isso criaram essa lei.
A lei é mais ou menos assim, não tenho certeza, me disseram isso não sei se é boato ou coisa e tal, se puder exclarecer pra mim eu agradeço.
Obrigado
www.erexim.blogspot.com
Postar um comentário