Através do Projeto de Lei Legislativo, de autoria do vereador José Rodolfo Mantovani (PP), a Câmara Municipal de Vereadores resgata e imortaliza a história de mais um grande empreendedor com a denominação de nome de rua na Fase IV do Distrito Industrial de Ângelo Giradello – Pioneiro e Industrialista.
Ângelo, filho de Francesco e Pierina Marcante Girardello nasceu em 28 de abril de 1907. O pai italiano, da cidade de Creazzo, província de Vicenza (Itália) e a mãe natural de São João Batista do Herval (Veranópolis). Foi primogênito de uma prole de 11 filhos.
Durante a sua infância e adolescência viveu nas belas montanhas e vales da região da Serra Gaúcha. Nos seus primeiros 15 anos de vida trabalhou nas lides do campo, na plantação de milho, trigo, batata, mandioca e no cuidado do parreiral.
“Jovem dedicado, esforçado e respeitoso para com seus pais, hábito comum na época, ajudava a educar e ensinar o trabalho na agricultura para seus irmãos. Em 1922 aparecem os primeiros sinais de sua verdadeira vocação e vai em busca de seus ideais. Passa a trabalhar em Getúlio Vargas na oficina mecânica, ferraria e fundição do seu tio Pedro Girardello onde aprende o ofício de mecânico”, destaca o vereador.
Em setembro de 29 casa-se com Dozolina Domeneguini, de família originária da Itália. Desta união tiveram seis filhos. Em 35, depois de aprender o ofício da metalurgia, transfere residência para o Boa Vista do Erechim para trabalhar com Rodolfo Girardello, onde aprimora os conhecimentos em fundição. Um período onde aprende a unir metais pelo sistema de caldeamento.

Homem trabalhador, Ângelo também trabalhava à noite como maquinista da locomóvel que tocava o gerador de energia elétrica para a cidade, como também trabalhou, também à noite, como manivelista da máquina do único cinema existente em Erechim.
Em 1950 funda a sua empresa a Ângelo Girardello auxiliado pelo amigo Fausto Demoliner, que lhe ajudou financeiramente. Seu ramo, oficina de torno mecânico, conserto de máquinas e fundição. A família trabalhava unida na construção de um sonho. Em 69 a empresa passa a denominar-se Ângelo Girardello e Cia Ltda, tendo como sócios seus filhos Aldérico, Almérico e Wolmir Girardello.
“Ângelo sempre reservou parte de seu tempo para as atividades comunitárias, pois entendia que era preciso participar ativamente da comunidade, a ajudar a construir uma sociedade justa e fraterna. Foi sócio da antiga Associação Comercial, hoje ACCIE, trabalhou pela sociedade italiana Carlo Del Prete, hoje Atlântico, gostava de esportes, sendo presidente do Esporte Clube Presidente Vargas”, ressalta o vereador.
Também, juntamente com sua esposa foram por vários anos festeiros da Paróquia Nossa Senhora da Salete e participou ativamente no Patronato Agrícola São José. Em 20 de março de 81 vem a falecer. “Um homem que nos serve de exemplo de vida comunitária, um desbravador e pai dedicado. Suas obras permanecem”, conclui Mantovani".
Nenhum comentário:
Postar um comentário