“Os movimentos em favor da família são um dom do Espírito Santo”. Com esta citação do Cardeal Annio Antonelli, prefeito do Conselho para a família do Vaticano, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), iniciou a Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Movimento Familiar Cristão em Erechim, na noite desta quarta, 07.
Proponente e orador da mesma, Mantovani destacou o MFC como uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sem distinção racial, religiosa, política ou de qualquer natureza. A declaração de Utilidade Pública Federal foi decretada em 26 de setembro de 1962.
Em Erechim, o Movimento tem atuação marcante na preparação ao matrimônio, trabalhando com grupos de noivos e defesa incondicional da família, de qualquer forma como ela esteja constituída. As comemorações dos 50 anos iniciaram no último mês de março.
“A história do MFC se prende à história da grande crise pela qual passaram as famílias após a Segunda Grande Guerra Mundial. A angústia e a desorientação geradas pelo conflito, somadas a crise mundial, motivou o surgimento de movimentos de casais que reuniam-se em grupos para conversar e buscar soluções para seus problemas”, lembrou.
O embrião do MFC, forjado no pós guerra, e que se multiplicou, fortaleceu e conquistou o mundo. É oriundo do Movimento dos Focolares, inspiração cristã fundado em 1943 em Trento, na Itália. Na América Latina surge em 1950 no Uruguai. Já em 1955, logo após o Congresso Eucarístico Internacional, realizado no Brasil, Dom Helder Câmara reúne casais brasileiros da Ação Católica para iniciar o trabalho e a ação do MFC.
No Rio Grande do Sul inicia sua missão em 1956, na capital do Estado e, no ano de 1960, após o Encontro Estadual em Santa Cruz do Sul, em nosso município através do casal Antonio e Renita Algayer.
“O MFC tem por objetivo trabalhar com a família buscando sempre a construção de uma sociedade melhor, embasados nos critérios do evangelho. Visa à evangelização, promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir sua missão de formadora de pessoas, educadora da fé e promotora do desenvolvimento do bem comum”.
Passaram-se os anos, estruturou-se o MFC e o crescimento foi notado porque as famílias sentiram que o serviço transformava o ser e o viver das famílias. Todas as orientações e ensinamentos para que se atinjam estes objetivos surgem dos encontros estaduais, nacionais e latino-americanos promovidos pela entidade. O MFC de Erechim esteve presente em todos os encontros nacionais, estaduais, bem como alguns na América Latina.
“Esta disposição de estar presente, buscando o conhecimento e as novas orientações ratificam de forma definitiva a disposição absoluta de estar inserido e cumprindo seu papel na comunidade. Nos dias atuais o Movimento continua a se colocar ao lado dos esquecidos, dos excluídos e dos discriminados, nunca esquecendo sua missão evangelizadora, onde busca o entusiasmo e a determinação para continuar seu trabalho apostólico de construção do Reino”, ressalta o vereador.
“O Poder Legislativo, neste momento solene, na representatividade de todos os seus vereadores, quer de público agradecer a todos os casais e famílias pertencentes ao MFC, bem como todos aqueles que a este movimento dedicaram seu trabalho e que já partiram, todo o bem que realizaram pela felicidade das famílias de nossa comunidade. A recompensa que os aguarda será muito maior do que aquela que nós podemos oferecer”, finalizou.
Em nome do MFC de Erechim, Tobias Pereira Sobrinho usou da palavra, momento em que destacou o papel do MFC na formação da família e de uma sociedade sólida através dos ensinamentos cristãos, morais e da valorização do ser humano como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário