sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mantovani e servidores do Legislativo cadastram-se como doadores de medula

Dentro das programações do Fórum dos Direitos dos Portadores de Câncer que acontece nesta sexta, 03, junto ao Salão de Atos da URI, a comunidade de Erechim teve, durante todo o dia de ontem, na Praça da Bandeira, a oportunidade de se cadastrar como doador de medula. Para tanto, o presidente da Casa, vereador José Rodolfo Mantovani e servidores fizeram a sua parte.
Após realizarem seu cadastro e tirar uma amostra de sangue, todos estão incluídos no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula óssea – REDOME, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional de Câncer – INCA, do Ministério da Saúde. A amostra coletada poderá ser utilizada em possíveis testes genéticos futuros.
Mantovani destacou que é com satisfação que faz a sua parte como cidadão cadastrando-se como doador, visto que em cada 100 mil habitantes, apenas um acaba sendo compatível com alguém que está na fila de espera.
Se compatível, o doador poderá ser deslocado no seu, ou para qualquer país do mundo para realizar o tratamento ao paciente que espera ansioso por alguém compatível. Os riscos para os doadores de medula óssea ou tecidos hematopoéticos é praticamente inexistente.
Também na oportunidade ocorreu o cadastro de novos voluntários doadores de sangue para o Banco de Sangue de Erechim, para isto devem estar em perfeitas condições de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, evitar consumo de bebida alcoólica nas 24 horas que antecede a doação e evitar transportes de risco como motos e bicicletas.

Nenhum comentário: