quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ALGO NÃO ESTA CHEIRANDO BEM EM ERECHIM

Nos últimos dois anos as reclamações da população em relação a coleta seletiva do lixo em nosso município foram constantes. A situação se agravou no final de 2010, quando os funcionários da concessionária que é responsável pelo transporte e recolhimento dos resíduos sólidos, ameaçaram paralisar o serviço, e a grande quantidade de lixo se acumulou pelas ruas de Erechim, causando mau cheiro, atraindo animais, e colocando em risco a saúde das pessoas.
De acordo com o vereador José Rodolfo Mantovani (PP), as falhas por parte da empresa Nova Era são inadmissíveis. “As reclamações em relação ao lixo deveriam ser eventuais e não rotineiros como tem sido. O número é alto porque falta comprometimento da empresa e a prefeitura esta se omitindo de tomar uma decisão. Não me lembro de uma crise tão grave. Nosso gabinete recebe diariamente pessoas que estão indignadas com a situação. Contra fatos não há argumentos e a população está muito consciente disso ”.
Segundo ele, o problema começa com a falta do recolhimento e decorrente acúmulo do lixo pelas ruas da cidade. “Estamos cobrando uma mudança de atitude da concessionária sobre o descontrole da coleta. Não há regularidade e cumprimento de horários, e o recolhimento do lixo é precário. Soma-se a isso a falta de equipamentos de proteção aos funcionários que realizam este trabalho”.
Além disso, Mantovani enfatiza que os caminhões não estariam equipados para reterem o chorume, um líquido que é derivado da compactação ou da decomposição do lixo. “Quando os caminhões transitam, comerciantes e moradores tem reclamado do mau cheiro liberado pelo escorrimento do chorume. Esse líquido é cancerígeno, danoso à inalação, é um crime ambiental”.
Para discutir esta e outras situações ligadas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Vereador Mantovani, juntamente dos os vereadores Cezar Caldart, Carlos Zanini e Vânia Miola, já convidaram o secretário Waldemar Dornfeld, para que venha até a Câmara de Vereadores, prestar esclarecimento numa Audiência Pública. A data do evento ainda não foi confirmada.

Um comentário:

Unknown disse...

É isto ai Manto está cheirando muito,vamos ver quais as providências que serão tomadas.