Os problemas vivenciados pelos pacientes de câncer e suas famílias e as iniciativas para o enfrentamento à doença foram abordados pela senadora Ana Amélia (PP/RS), durante pronunciamento na sexta-feira (25), no plenário da Casa.
A senadora salientou que no final de 2010, a convite do amigo e correligionário, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), que, então, presidia a Câmara de Vereadores de Erechim, participou na condição de mediadora, do Fórum dos Direitos dos Portadores de Câncer 2010. Na ocasião, Ana Amélia, teve a grata oportunidade de conhecer pessoas que se tornaram, para ela, exemplos de vida por suas histórias de luta em defesa dos pacientes portadores de câncer e da assistência e atenção aos seus familiares.
A previsão de que 500 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados neste ano no país foi destacada pela progressista ao falar da necessidade de mais esclarecimentos sobre a doença e os direitos dos pacientes.Ana Amélia citou como exemplo o livro escrito pela advogada pernambucana Antonieta Barbosa. Informou também que, a seu pedido, a advogada elaborou uma cartilha que agora está sendo publicada pela Gráfica do Senado, com esclarecimentos nesse sentido.
Intitulada Manual de Cidadania do Paciente de Câncer, a cartilha condensa os principais pontos do livro. Na obra, chamada Câncer - Direito e Cidadania, Antonieta Barbosa reuniu tudo o que descobriu sobre a doença e os direitos dos pacientes desde o momento em que ela mesma foi diagnosticada com câncer.
A senadora gaúcha observou que os pacientes nem sempre conhecem seus direitos, como auxílio doença, isenção de imposto de renda e gratuidade de medicamentos, além da aposentadoria especial na definitiva incapacidade. "A desinformação mata mais do que o câncer. Desde que tomei conhecimento do livro, que é, na verdade, uma obra social, eu decidi apoiar a iniciativa - comentou, ao lembrar seu esforço de divulgação que levou à ideia da cartilha".
De acordo com o Vereador José Rodolfo Mantovani (PP), o evento realizado em nosso município, desencadeou um grande processo da busca de direitos que irá beneficiar milhares de pessoas vitoriosas e aquelas que sofrem de câncer. "Plantamos a semente, através do Fórum dos Direitos dos Portadores de Câncer. Estamos gratos a Senadora Ana Amélia, que em dezembro do ano passado mediou o evento, e comprometeu-se a também lutar por esta nobre causa. Os primeiros passos começam a ser dados, a exemplo do Manual de Cidadania do Paciente de Câncer, da Dr. Antonieta Barbosa, que começa a ser impresso pela gráfica do Senado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário