sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vereadores prestam uma das mais bonitas homenagens à Diocese de Erexim

Iniciativa do vereador José Mantovani lotou o salão de ato da URI – Campus Erechim, um resgate aos 40 anos da Diocese em meio a grande emoção

O Salão de Atos da URI - campus de Erechim ficou lotado na sessão solene da Câmara de Vereadores que festejou os 40 anos da Diocese de Erexim e 60 Romarias de Fátima, na noite desta sexta-feira, 25. Religiosos, leigos, prefeitos, vereadores e lideranças de vários municípios do Alto Uruguai estiveram presentes, uma iniciativa do vereador José Rodolfo Mantovani – PP. O evento foi marcado não só pelo resgate histórico, mas especialmente pela emoção, tudo transmitido ao vivo pelas rádios Difusão e Aratiba, além da TV Câmara, via internet.
A sessão solene, presidida pelo vereador Marcelo Demoliner – PP, foi um momento especial, por ter proporcionado um conhecimento aprofundado sobre a constituição da Diocese em Erechim. Para alguns dos presentes, mais que isso: relembraram a ação efetiva que tiveram nesta história.
Isso pode acontecer tanto na manifestação do vereador Mantovani, quanto no vídeo produzido pela TV Câmara, com depoimentos de leigos e religiosos (membro da Comissão Pró-Diocese, Hilário Munareto, do administrador diocesano, Ildo Benincá, e dos religiosos Terezinha Facco, Cezar Menegat, Antonio Valentini, Dom Girônimo Zanandréa) e na fala do Bispo D. Girônimo.
A materialização da homenagem deu-se com a entrega da placa de menção honrosa aos 40 anos da Diocese a D. Girônimo, realizada por Mantovani e Marcelo Demoliner.

Emoção
A emoção tomou conta de todos, no momento em que o grupo musical “Per cantare” brindou o público com algumas canções. Na última delas, à Nossa Senhora, a plateia acompanhou o refrão de pé, todos cantando juntos e com as mãos dadas. Antes, o vereador Mantovani já havia emocionado os presentes, ao encerrar o discurso lendo a “Oração de São Francisco. Foi aplaudido de pé.

Resgate histórico
Vereador Mantovani baseou seu discurso em dados recolhidos nos livros dos padres Antônio Valentini Neto e Dirceu Benincá, além de documentos da Diocese. Detalhou o trabalho desenvolvido para o processo de sua criação, no qual teve papel decisivo o Pe. Atalibo Lise, que culminou no decreto de criação da mesma, do Papa Paulo VI, em 27 de maio de 1971.
Ainda mencionou a participação da Diocese na educação, saúde, obras sociais, formação de lideranças, criação e animação de comunidades, agricultura, comunicações, peregrinações, encontros de estudo e nas celebrações litúrgicas.
Referiu-se também à Romaria de Fátima, observando que ela foi fator de unidade e de identidade da região, fatores preponderantes para a criação da Diocese. “O povo católico da região está alegre por participar da construção de uma sociedade justa e solidária. Está feliz por abraçar a bandeira do amor a Deus, dos valores éticos, do bem comum”, afirmou.
Mantovani citou cada um dos colegas do Legislativo Municipal por terem acatado, entendido e aprovado unanimente a sua proposição, bem como agradeceu a assessoria pelo empenho acontecido. Desejou que a Casa “continue fiel aos valores éticos e no fortalecimento da democracia” e estendeu agradecimentos aos colaboradores e à URI pela cedência do espaço.
D. Girônimo também agradeceu aos vereadores a iniciativa e a todos que se empenharam nela. Lembrou que uma Diocese não nasceu pronta e tudo o que foi realizado sempre teve o envolvimento e a participação de muitas pessoas.
Bispo também apresentou alguns dados estatísticos dos seus 23 anos e meio de Episcopado na Diocese. Aproveitou para conclamar os fiéis a participar mais da igreja. Encerrou e desejando que Deus abençoe e recompense a todos com saúde, solidariedade e paz.
No final da sessão solene foi entregue o livro produzido a partir do Fórum da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, em 2007: Dados históricos – Diocese de Erexim e região, de autoria do Pe. Antonio Valentini Neto e folhetos com a história da Diocese.

Um comentário:

Luis Eduardo disse...

Bela homenagem ao trabalho desenvolvido pela diocese. Parabéns vereador!