Funcionários municipais lotaram o plenário do Poder Legislativo no final da tarde de ontem (26), para debater projetos que prejudicam a categoria. Mesmo sendo coagidos, e desmotivados através de e-mail enviado pelo SIME – Sindicado dos Municipários de Erechim, funcionários demonstraram coragem e exigiram do Governo de Oportunidades respeito, isonomia salarial e plano de carreira. A esperança venceu o medo durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Erechim.
Num verdadeiro ato democrático a Câmara de Vereadores de Erechim proporcionou aos servidores municipais a oportunidade de questionar e apresentar sugestões ao Projeto de Lei nº 208, que dispõe sobre o quadro de cargos de provimento efetivo e estabelece o plano de carreira dos servidores, e ao Projeto de Lei nº 209/2011, que institui o prêmio de produtividade e eficiência - PPE, aos servidores efetivos da Secretaria Municipal da Fazenda, ambos retirados da pauta de votação pelo Poder Executivo na última terça-feira, para ajustes e adequação.
Além dos funcionários que lotaram o plenário, participaram da audiência pública o Presidente da Câmara Marcelo Demoliner (PSD) e os vereadores José Rodolfo Mantovani (PP), Carlinhos Magrão (PTB) e Ernani Mello (PDT).
Na oportunidade os servidores mostraram-se indignados com o SIME, enfatizando que seus dirigentes estão desmoralizados perante a categoria. “O sindicado precisa explicar por qual motivo não esta defendendo os interesses dos servidores. Sabemos que alguns dirigentes filiaram-se a partidos que fazem parte da administração municipal. Este conflito de interesses esta prejudicando a todo quadro funcional”.
As principais reivindicações propostas pelos funcionários estão relacionadas à isonomia salarial, plano de carreira e respeito à categoria. “Não vamos mais permitir negociações isoladas com esta ou aquela classe de servidores. Estamos propondo ao Poder Executivo que envie num prazo de 90 dias, um plano de carreira completo para ser votado na Câmara de Vereadores. Queremos igualdade, respeito, consideração e principalmente participar das negociações”.
Para o vereador Mantovani, que desde o princípio defendeu a valorização dos funcionários, o momento é de construção de um plano de carreira justo e que atenda aos anseios da categoria. “A questão do plano de carreira dos funcionários é histórica. Somos solidários aos funcionários concursados que diariamente cumprem seu papel de bem servir a comunidade Erechinense. Continuaremos acompanhando o andamento dos projetos 208 e 209, e defendendo a criação de um plano coerente com a realidade de nosso município”.
O vereador também parabenizou os funcionários pela mobilização e defesa da categoria. “Quero de público parabenizar a todos vocês, que não se intimidaram diante da pressão e coação das chefias, e com coragem participaram deste importante momento. Por outro lado, reprovamos a atitude do SIME que demonstrou indiferença sobre o assunto, tentando esvaziar esta audiência pública. Vocês funcionários merecem o nosso respeito e consideração”.
Um comentário:
O descaso por parte da administração e do SIME para com o funcionalismo está sendo vergonhoso.
Postar um comentário