A senadora Ana Amélia (PP/RS) foi premiada nesta segunda-feira (07) em duas categorias do Troféu Congresso em Foco 2011. A parlamentar foi indicada pelos jornalistas entre os 11 senadores que melhor desempenharam o mandato neste ano e também entre os cinco principais defensores dos municípios no Congresso Nacional.
A votação na segunda etapa contou com a participação dos internautas. Além de agradecer pela confiança e pelos votos, Ana Amélia disse sentir-se honrada em fazer parte de um grupo seleto de parlamentares apontados como os destaques de 2011.
- Para quem está chegando, ter esse reconhecimento significa uma alegria muito grande, mas que aumenta ainda mais a responsabilidade de corresponder não apenas aos que me indicaram, mas, sobretudo, aos meus eleitores – disse a senadora.
Agradecimentos
Em discurso no plenário nesta terça-feira (8), Ana Amélia também agradeceu a seu marido, ex-senador Octávio Omar Cardoso, falecido em fevereiro deste ano, que, conforme disse, sempre foi sua inspiração.
A progressista cumprimentou os jornalistas Rudofo Lago e Sylvio Costa, este fundador e diretor da publicação e aos demais colegas jornalistas, ressaltando a importância da democracia e da liberdade de expressão. Por fim, mencionou os assessores, "equipe zelosa que me acompanha em jornadas que se estendem por até 16 horas"
Estreante na política, Ana Amélia foi a mais votada pelos jornalistas entre os senadores que incluem na sua pauta as questões econômicas de interesse dos municípios do seu Estado. A categoria, que estreou neste ano, foi concedida em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Além de pronunciamentos sobre o tema, diversas audiências nos ministérios, a senadora tem recebido em média cerca de 100 representantes de municípios por mês, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários.
A representante gaúcha foi a única presença feminina do Senado a receber um dos prêmios do evento promovido pelo site Congresso em Foco.
Atuação
Ana Amélia integra seis Comissões Técnicas no Senado Federal: Agricultura e Reforma Agrária; Assuntos Sociais; Educação, Cultura e Esporte; Assuntos Econômicos; Desenvolvimento Regional e Turismo; e Relações Exteriores. Ainda participou da Comissão Especial da Reforma Política, e é vice-presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas e também da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira. Recentemente, foi eleita pelos parlamentares como 2ª vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).
A progressista é autora de projetos que ganharam destaque, como o PL 76/2011, que isenta os aposentados e os pensionistas do INSS com mais de 60 anos de pagar o Imposto de Renda, e o PL 40/2011, que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.
Além da defesa dos municípios, a senadora tem se destacado pela sua atuação em temas como a revisão do pacto federativo e contra a corrupção, tendo assinado todas as CPIs para investigar denúncias de irregularidades no governo. Já manifestou seu posicionamento contrário à criação de novo imposto para financiar a saúde e favorável à regulamentação da Emenda 29.
Outras questões importantes para o RS e causas envolvendo os trabalhadores gaúchos, como a crise do setor orizícola, o embargo russo à carne brasileira, a luta pela inclusão do carvão mineral na matriz energética brasileira, a construção da Segunda Ponte do Guaíba, a duplicação de rodovias e investimentos em logística, entre outros, receberam atenção especial da parlamentar gaúcha. Ana Amélia também tem defendido a aprovação de um projeto do novo Código Florestal que garanta segurança jurídica aos milhões de produtores brasileiros e colabore com a sustentabilidade do meio ambiente.
PP/RS
O Partido Progressista gaúcho também foi representado na premiação pelo deputado Luis Carlos Heinze, outro indicado entre os cinco parlamentares que mais atuam em defesa do municipalismo no Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário