terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mantovani enaltece índice de desenvolvimento de Erechim

Durante o expediente político, na sessão da câmara desta segunda-feira (07), o vereador José Rodolfo Mantovani (PP) elogiou os resultados obtidos pelo município de Erechim em pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do RJ (Firjan), que avaliou os índices de emprego, renda, educação e saúde dos 5.564 municípios brasileiros.
Na oportunidade Mantovani enfatizou que Erechim esta entre os melhores do Brasil. “Fiquei orgulhoso da classificação obtida pelo nosso município. Segundo o ranking ocupamos o 14º lugar no Estado com IPDM de 0,8023. Estamos entre os 4% dos municípios brasileiros que alcançaram nota de alto desenvolvimento, ou seja, acima de 0,8. Isto é muito significativo, pois o que de fato pesou para alcançarmos este índice foram as questões ligadas a saúde”.
As estatísticas oficiais disponíveis são de 2009, baseadas em dados declarados em anos anteriores pelas prefeituras. “Os dados são referentes a administração do então prefeito Eloi Zanella. Se na época ocupávamos o 14º lugar em saúde, eu me pergunto: Que classificação Erechim obteria se o índice fosse medido hoje? Nós entregamos ao atual governo, Erechim na 14ª posição em matéria de saúde no Rio Grande do Sul, e um dos 65 melhores classificados do Brasil. Como seria hoje? Que lugar nós estaríamos hoje? Teríamos melhorado, piorado ou ficado no mesmo lugar? Precisamos fazer uma reflexão”, ressaltou Mantovani.
O vereador disse que muitas comparações serão feitas no ano que vêm, ano de eleições municipais, e que a saúde deverá ser uma das pautas. “Entregamos Erechim numa ótima situação. Vamos comparar governos, vamos comparar ética, obras, realizações, credibilidade. Então vamos comparar também a saúde. Eu vejo filas nas Unidades Básicas de Saúde, gente reclamando do agendamento, da falta de exames e de especialistas. Bastou a Rede Globo mostrar no Fantástico uma reportagem sobre o descaso com as ambulâncias do SAMU 192, que o prefeito colocou em funcionamento o serviço em Erechim. Nós éramos o 14º em saúde no RS no início de 2009, a pergunta que fica é a seguinte: Se fosse hoje que posição estaria Erechim?”

Nenhum comentário: