A convenção estadual da Mulher Progressista realizada sábado no teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa superou as expectativas dos organizadores, caracterizando-se como o maior encontro feminino do PP em toda a sua história, tanto em número de participantes – cerca de duas mil mulheres – como de empolgação. E o clima de festa, com direito a chuva de papel picado e balões com as cores do PP, bandeiras, e até gelo seco, teve seu ápice no momento da chegada da senadora Ana Amélia Lemos, principal destaque da convenção e tida como a responsável pelo novo momento vivido pelas progressistas. O evento, que contou com a presença da presidente nacional da Mulher Progressista, Beth Tiscoski, elegeu o novo diretório da MP-RS para o biênio 2011-2013 e reelegeu Ana Regina Gorski como presidente da entidade.
Para Ana Gorski a convenção demonstrou a capacidade de mobilização das mulheres do PP com vistas às eleições municipais de 2012. “Nosso compromisso com o PP é o de ter 1.600 candidatas nas eleições municipais de 2012, ou seja, o dobro do número de mulheres que participaram do pleito de 2008, e aumentar o número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras”, afirmou. Atualmente o PP possui 10 prefeitas, 10 vice-prefeitas e 184 vereadoras. A organização das progressistas gaúchas foi considerada pela presidente da MP nacional, Beth Tiscoski, como modelo para as mulheres do PP de outros estados brasileiros.
Entusiasmado com o cenário montado pelas progressistas o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, deixou um apelo para as futuras candidatas: “quando eleitas defendam a educação e saúde como suas principais bandeiras”. Pediu, ainda, que sigam o exemplo dado pela senadora Ana Amélia Lemos que está honrando, no Congresso Nacional, os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral. “Cumprir com as promessas de campanha é demonstrar honestidade política”, enfatizou Bernardi.
O pronunciamento mais aguardado e aplaudido foi a da senadora Ana Amélia. Nele, a parlamentar destacou sua luta em favor da aprovação do Código Florestal, da Emenda 29 e a que destina R$ 120 milhões para a compra de equipamentos para os pequenos produtores rurais e a liberação de recursos para as santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Discursos como o da deputada Silvana Covatti, a prefeita de Estação, Cirilde Braciak, a vereadora Sonia Leite e a vice-prefeita de Canoas, Elisabeth Colombo teve como chamamento as mulheres para as próximas eleições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário