quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ana Amélia: defesa do meio ambiente deve começar por pequenas ações

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou que pequenas ações, praticadas por qualquer pessoa, podem contribuir de maneira significativa para a preservação do meio ambiente. Ela citou como exemplos, entre outros, a racionalização do uso da água e da energia elétrica e o uso de sacolas retornáveis em compras.
A parlamentar disse que a humanidade demorou em compreender ser dever de todos preservar o meio ambiente e usar de maneira sustentável os finitos recursos naturais.
- Estamos envolvidos com a proteção do meio ambiente desde o primeiro gesto do nosso dia: ao escovar os dentes e lembrar-se de fechar a torneira, usando comedidamente a água – observou.
Ana Amélia citou ainda recente campanha realizada por veículos de comunicação da cidade de Passo Fundo (RS) com o intuito de divulgar a importância da economia de água na região. Ela acrescentou que a matriz energética brasileira está concentrada em hidrelétricas, dependendo essa geração de água abundante, portanto.
- Quando saímos de uma sala e desligamos o aparelho de televisão, o rádio, a própria luz daquele cômodo, estamos contribuindo para preservar um bem finito e que é de todos, é coletivo. Ou separando lixo seco e dando preferência a sacolas retornáveis, nos mercados – acrescentou.
Apesar de a consciência ambiental ter aumentado muito nos últimos anos, a opinião da senadora é de que ainda há muito em que avançar. Começando dentro das residências, passando pela escola e pelos locais de trabalho e chegando até políticas públicas nacionais, indústria e produção agropecuária.
- Num mundo de sete bilhões de pessoas, a grande questão é como consumir menos, como economizar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, manter o crescimento econômico e garantir ocupação e alimento a todos, em uma sociedade onde faltam empregos e o abismo entre ricos e pobres é cada vez maior – opinou Ana Amélia ao afirmar ser essa uma das equações que podem ser resolvidas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em andamento.

Nenhum comentário: