quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mantovani protocola requerimento solicitando Audiência Pública sobre Gripe A – H1N1

O vereador José Rodolfo Mantovani (PP), protocolou nesta quarta-feira (24), junto à secretaria da Câmara de Vereadores, requerimento solicitando a realização no dia 1º de julho, às 19 horas, de uma Audiência Pública para que a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica prestem esclarecimentos sobre a Gripe A (H1N1), conhecida popularmente de Gripe Suína. O requerimento irá a votação na próxima sessão da Câmara.
Na justificativa Mantovani destaca que é de conhecimento público a confirmação no final da tarde de terça-feira (23) do primeiro caso de Gripe A (H1N1), no município de Erechim, cujo paciente, um caminhoneiro residente em nosso município, retornou de viagem a Argentina com os sintomas da doença, sendo encaminhado ao Hospital Santa Terezinha, e posteriormente transferido ao Hospital São Vicente de Paula na cidade de Passo Fundo. “Diante desta situação preocupante, e buscando acima de tudo não gerar um ambiente de pânico em nossa comunidade, acreditamos ser imprescindível a realização de uma audiência pública com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e que seja convidada também a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, no sentido de debater sobre o tema, e repassar informações sobre as ações que estão sendo feitas pelos órgãos de saúde para combater a doença”.
O vereador salientou ainda, que também é necessário neste encontro que os órgãos de saúde orientem a população sobre os sintomas da Gripe A (H1N1), o que deve ser feito em caso de suspeita da doença, onde o paciente deve ir, e como deve se cuidar caso apresente os sintomas desta gripe. “Nosso gabinete esta acompanhando este primeiro caso confirmado, desde o momento em que o paciente foi encaminhado ao Hospital Santa Terezinha com a suspeita da Gripe A. O que nós queremos através da realização da audiência pública, é poder orientar a nossa comunidade e as pessoas que procuram nosso gabinete, sobre como agir nestes casos”.

Nenhum comentário: