A comunidade italiana de Erechim, como a população em geral poderá apreciar, até o próximo dia 16 de julho, junto ao Espaço Cultural da Câmara Municipal de Vereadores, a 2ª Exposição Fotográfica da Giovere, que tem como tema Olhares da Itália, e algumas fotos que retratam um pouco dos imigrantes dentro das programações dos 135 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
A exposição é uma promoção da Associazione della Gioventú Veneta di Erechim- Giovere, junto com a Federação das Associações Venetas Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul – FAINORS e Cimitato Veneto do Rio Grande do Sul – COMVERS.
“O objetivo é fazer com que se conheça um pouco mais sobre a Itália sob o ponto de vista dos jovens que lá estiveram”, destacou na abertura a presidente da Giovere, Morvane Boiani.
Morvane destacou também que a Giovere é uma instituição sem fins lucrativos, apartidária que se propõe a desenvolver um trabalho de promoção e assistência em favor dos jovens vênetos imigrantes ou descendentes de imigrantes da região italiana do Vêneto.
Em sua manifestação, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Rodolfo Mantovani (PP), destacou a grande oportunidade que jovens tiveram para, na Itália, aprimorar seus conhecimentos sobre o aquele país, como praticar o intercâmbio cultural como uma oportunidade positiva para as suas vidas.
“Gostaríamos que a exposição servisse de incentivo para que mais jovens procurassem este tipo de intercâmbio para buscarem conhecimentos culturais e profissionais, o que faz a diferença na vida de quem tem este tipo de oportunidade”.
Também destacou a importância das programações alusivas aos 135 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, como fontes alimentadoras da história e cultura dos antepassados que atravessaram o oceano para fazer história. “Com certeza outras iniciativas ainda deverão ocorrer dentro das programações”, ressaltou no momento em que entregou uma cópia da Sessão Solene dos 135 anos da Imigração, ocorrida recentemente no Centro Cultural 25 de Julho para o presidente da FAINORS e para o agente consular da Itália.
Finalizando, o presidente da FAINORS, Luiz Piazzetta destacou o passado e o presente na história da imigração italiana. “Uma oportunidade de passar as novas gerações os conhecimentos e fatos para que possamos preservar a história, e a Giovere desempenha este papel em nossa sociedade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário